terça-feira, 22 de junho de 2010

O que é SIPAT?Saiba mais sobre o assunto:


Saiba mais sobre o assunto:

SIPAT –


Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, constituí-se como uma das principais atribuições da CIPA dentro da empresa. Obrigatória pela alínea O, item 5.16 da NR-5, Portaria MTE/DSST n° 8/99, ela deve ser feita uma vez ao ano, devendo ser considerada como uma Campanha de Segurança e tendo por finalidade a divulgação dos conhecimentos de Segurança e Saúde no Trabalho.
Objetivo:

A SIPAT, deve ter como objetivo o desenvolvimento e a conscientização da importância de se eliminar os acidentes do trabalho, criando uma visão vigilante nos colaboradores, para que os mesmos possam atuar de forma interativa, reconhecendo e corrigindo condições e práticas inseguras.
Considerada por alguns como apenas um problema a mais para ser resolvido dentro das atividades de uma empresa, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes pode vir a se transformar numa importante alavanca de integração, além de auxiliar na redução dos riscos no trabalho. Hoje em dia as empresas têm encontrado soluções criativas para suas SIPATs, motivando com isto seus funcionários e reduzindo acidentes de trabalho.
Para se organizar uma SIPAT, e fazer com que seus objetivos sejam cumpridos, devem ser obedecidos alguns itens, seguem abaixo:

Objetivos da SIPAT

Organização
Características
Resultados Esperados
Custos

Estes devem ser os primeiros itens a serem definidos no planejamento da SIPAT.

Assuntos para ser abordados numa SIPAT:

AIDS-DST Importância da realização de exercícios físicos
Alcoolismo LER-DORT
Alimentação equilibrada Meio ambiente
Atividades em altura Motivação no trabalho
Combate a incêndio Palestras
Concurso de frases e gincana Prevenção
Conscientização de doação de sangue Prevenção de acidente
Doenças ocupacionais Primeiros socorros
Drogas Saúde bocal
Educação de transito Segurança no lar
Ergonomia - postura no posto de trabalho Estresse
Exames médico Tabagismo
Higiene pessoal Tirar segunda via de documentos
Importância da ginástica laboral Entre outros temas

Obs.: Temas sugeridos.

Dicas de como organizar:

Toda empresa que possui uma CIPA registrada, deverá realizar anualmente a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. A experiência tem mostrado que é mais interessante a realização das SIPATs no segundo semestre do ano, pelo fato de se possuir dados mais recentes e expressivos do comportamento da segurança e resultados mais atualizados para a apresentação durante a SIPAT, como por exemplo, as estatísticas de acidentes do ano da SIPAT com igual período do ano anterior.

Os dias e horários das reuniões devem ser fixos (toda 1ª segunda-feira de cada mês à 13h00, por exemplo)
Definir o tema para a SIPAT;
Definir os concursos a serem realizados;
Fazer um calendário para realização dos concursos;

Para que uma SIPAT tenha sucesso é imprescindível que ela também seja bem planejada. Vejamos alguns itens que não podem faltar na sua organização:
Definir uma equipe ou uma comissão para organizar os eventos da SIPAT
Exemplos:
Presidente da CIPA
Vice-presidente da CIPA (representante dos empregados)
Engenheiro de segurança
Técnico de segurança
Médico do trabalho
Gerente de Recursos Humanos
Assistente social
Obs.: Esta comissão deverá ser formada com 30 dias de antecedência da SIPAT, reunindo-se no mínimo três vezes para acompanhar as providências de sua realização.

Escolher um coordenador da equipe
Atribuir tarefas para toda a equipe
Estabelecer cronograma de reuniões durante todo o período da atual gestão
Envolver todos os departamentos na realização da SIPAT desde o início
Registrar em ATA todas as reuniões
Resultados Esperados

Os objetivos a serem atingidos com a SIPAT devem ser previstos de acordo com a realidade de cada empresa. Normalmente, quando lidamos com questões relativas a Segurança do Trabalho, os resultados não acontecem instantaneamente, o que faz com que se torne fundamental que os profissionais da área tenham um relatório muito bem estruturado, contendo todos os dados referentes a Segurança do Trabalho na empresa.

Esses dados, no futuro, poderão servir para justificar os investimentos na área prevencionista, servindo de parâmetros para a confecção de gráficos e tabelas que auxiliem os responsáveis no setor da segurança a verificar se o trabalho que está sendo realizado está no caminho certo.

Custos

Atualmente, os gastos de uma empresa são muito restritos e controlados, e isso normalmente tende a agravar-se quando tratamos de campanhas prevencionistas como é o caso das SIPAT'S.

Dessa maneira, é fundamental que, além de fazermos o máximo de economia possível, não deixemos que o excesso de redução de custos acabe implicando na diminuição da qualidade de nossa campanha.

Para que isso não ocorra, diversas artimanhas podem ser feitas, como tentar conseguir palestras gratuitas com fornecedores de EPI's, com agentes da ANVISA, ou mesmo com parceiras com as instituições públicas pertencentes na região.

Em breve estaremos publicado mais dicas sobre Segurança do Trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário